Faça a manutenção preventiva em seu aquecedor!

O processo de manutenção de aquecedores de água a gás consiste em uma revisão geral e na limpeza do aquecedor, para então, manter as condições ideais para operação do equipamento.

É importante ressaltar que este trabalho deve ser realizado por profissionais, por isso, vamos entender melhor como é feito. Pois bem:

Será testada a válvula de alívio de pressão localizada na parte superior ou lateral do aquecedor de água. Esta válvula abre automaticamente se a pressão dentro do tanque ficar muito alta. (O excesso de pressão pode realmente causar a explosão do tanque.) Para testá-lo, deve ser colocadl um balde abaixo do tubo de descarga no tanque do aquecedor de água e levante suavemente a alavanca da válvula de alívio de pressão. Assim, haverá a substituição da válvula (se necessário).

Se a válvula não liberar água quando você levantar a alavanca, substitua a válvula. A substituição é simples: desligue a água, drene o tanque, desaperte o tubo de descarga e, em seguida, desaperte a válvula antiga. Pois bem, aqui, será entolada as roscas da nova válvula com fita selante e aperte-a. Se a válvula tiver vários anos e nunca foi testada, ela pode vazar depois de testá-la. Nesse caso, substitua a válvula.

Por fim, a válvula será fechada no tubo de abastecimento de água fria que alimenta o aquecedor de água. Em seguida, será aberta a água quente em qualquer torneira para liberar a pressão dentro do tanque do aquecedor. A torneira ficará aberta até terminar o trabalho. Se você tiver um aquecedor elétrico, será necessário desligar a energia no painel principal. Com um aquecedor a gás, somente girar o botão de controle de gás para “desligado”.

Postagem criada em: 08/03/2022 - 13:50


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.