Entenda porque é necessário uma fundação na obra

Toda a estrutura de uma obra se dará a partir da fundação de obra e, portanto, se faz necessário que seja forte e firme o suficiente para não ocasionar descontentamentos futuros. Em suma, é um passo que consiste na infraestrutura da engenharia, sendo a parte estrutural localizada sob o solo.

É importante salientar que, é por esse motivo que o sistema de fundação dependerá não apenas da categoria do imóvel, mas, acima de tudo, das características do solo sob o qual a edificação será projetada.

Em geral, esta fundação segue algumas etapas. Sendo elas:

  •          Escavação;
  •          Armação;
  •          Nivelamento; e
  •          Aplicação do concreto.

Os componentes da fundação são responsáveis por receber as cargas da construção e distribuir ao solo, de maneira eficiente e, principalmente, segura.

Conforme supracitado existem diversas fundações, porém, as duas mais comuns são:

Fundações rasas ou diretas que possuem menor custo de execução, já que haverá menos necessidade de material e maquinário; e

Fundações profundas caracterizada por provocar grandes escavações de solo, necessitando de máquinas específicas e materiais adequados.

Diante de todos os fatores acima expostos, podemos concluir que é um trabalho que deve ser executado por profissionais qualificados. Por isso, recomenda-se que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão o suporte adequado, bem como tirarão todas as suas dúvidas, com presteza e atenção. Atente-se, pois, nem sempre pagar caro por um serviço é sinônimo de qualidade e a segurança garantida. Além disso, ao escolher uma empresa especializada no assunto, estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca.

Postagem criada em: 09/02/2022 - 07:44


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.