Ensaios realizados pelos furos na sondagem

ensaio de permeabilidade é realizado em solos para determinar a taxa na qual o solo permite que a água flua através dele. Neste sentido, a permeabilidade do solo depende da estrutura de grãos do solo e dos espaços vazios no solo. É importante saber com que facilidade a água pode percorrer as camadas de solo na área de teste para fins de investigação geotécnica com base em quais estruturas serão projetadas.

Além disso, este teste determina a taxa na qual o solo saturado de água se acomoda sob carga, suas características de drenagem e a taxa de consolidação.

Existem dois métodos para realizar o teste de permeabilidade do solo: método de carga constante e o método de queda de carga.

No teste de carga constante, a mesma elevação relativa do topo da coluna de água permanece sobre a amostra durante toda a duração do teste. O teste é realizado em solos com alta vazão, como areias, cascalhos e alguns solos argilosos.

E o teste de queda de carga, no qual a carga diminui à medida que a água se infiltra na amostra de solo causando uma redução na pressão à medida que o teste avança. Este teste só pode ser realizado em solos de grão fino. Neste, o teste requer apenas uma pequena amostra de solo e um tubo vertical. A amostra de solo é colocada em um molde, completamente saturado, e anexado a tubos verticais que são preenchidos com água sem ar até um determinado nível.

Consulte um profissional para auxiliar nas informações adequadas a sua necessidade.

Postagem criada em: 08/02/2022 - 13:41


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.