Conheça tudo sobre as portas de emergência

É de conhecimento geral que as portas de incêndio são fundamentais em saídas de emergência, rotas de fuga, ambientes com acesso a escada e muitos outros. Sendo facilmente encontrada em shopping centers, supermercados, cinemas, teatros, igrejas, estádios e edifícios comerciais e residenciais.

Essas portas são obrigatórias pois possuem uma grande resistência contra o fogo, que confere uma grande proteção a todos os presentes em uma situação de pânico ao impedir ou retardar ao máximo a propagação das chamas, da fumaça e do calor por outros andares ou pavimentos do local.

Essas portas são determinadas pela norma regulamentadora NBR 11742, que dispõe todos os requisitos mínimos de fabricação, classificação, instalação e manutenção de todas as portas de abrir com o eixo vertical.

Como citado anteriormente, essa norma dispõe sobre a classificação das portas, uma característica de suma importância para todas as portas. Afinal é esta classificação quem diz sobre o tempo de resistência das portas.

As portas podem ser classificadas de quatro formas diferentes, sendo elas P30, P60, P90 e P120 de acordo com com o seu tempo de resistência contra a ação das chamas.Seguindo a ordem dessa classificação, as portas possuem tempo de resistência de 30 minutos, 60 minutos 90 minutos e 120 minutos respectivamente.

Logo uma porta corta fogo P120 terá seu tempo de completa a vedação de 120 minutos, possibilitando tempo suficiente para a chegada do corpo de bombeiros.

Para finalizar, Podemos destacar, também, que há portas de incêndio voltadas para o uso industrial, com tempo de resistência de 4 horas, já que o ambiente industrial está propenso a muito mais situações de risco.

Postagem criada em: 03/09/2021 - 11:47


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.