Conheça melhor a engenharia geotécnica

A sondagem a percussão é a técnica de engenharia mais utilizada para obtenção de amostras de solo. De modo técnico, uma empresa de sondagem a percussão utilizará um amostrador padrão para retirada de amostras do solo e realização do ensaio de penetração dinâmica SPT com o qual se obtém o índice de resistência a penetração do SPT.

Também conhecida como sondagem SPT é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. Ela é utilizada para determinar características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma construção e é fundamental para o sucesso da mesma, pois, a mesma permite identificar a capacidade de carga suportada pelo solo e esse fator é utilizado pelos engenheiros no dimensionamento da fundação da construção.

Vale salientar que este procedimento é realizado através de ensaios de campo realizados com a cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro. Com isso, é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração do solo determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.

Este serviço é executado através de uma série de procedimentos que possuem uma ordem de execução. Sendo eles:

  •          Amostrador padrão;
  •          Marcação;
  •          Posicionamento do martelo;
  •          Coleta das amostras;
  •          Realização de testes; e
  •          Torquímetro.

A falta de uma investigação geotécnica é uma das principais causas de problemas em fundações de grandes obras e pode causar diversos danos. Por isso, consulte um profissional que auxiliará na escolha ideal a sua necessidade.

Postagem criada em: 08/02/2022 - 13:13


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.