Como obter informações sobre a rocha?

Em geral, a sondagem rotativa para perfuração em rocha pode ser utilizada em diversas camadas de solo ou outros materiais, tal como serve também para realização de ensaios, como o de perda de água sob pressão.

Conforme supracitado, esse serviço serve para diversos casos. Sendo eles: 

  • Coletar amostras do maciço rochoso a fim de caracterizar seu estado de sanidade quanto ao grau de alteração, coesão e de fraturamento;
  • Determinar a profundidade do embasamento rochoso;
  • Constatar a presença de matacões, diferenciando-os do embasamento rochoso;
  • Implantação de fundações ou de tirantes, bem como possibilitar injeção de calda de cimento em fraturas existentes no maciço rochoso;
  • Instalação de poços de captação de água, entre outros.

Lembrando que, ad ferramentas de perfuração de rochas incluem aquelas usadas para exploração de petróleo e gás natural, mineração, construção e todas as outras operações industriais que precisam escavar ou perfurar rochas naturais, concreto e alvenaria.

Na perfuração, detonação, britagem e moagem de rochas, a energia efetiva usada na quebra de rochas é bastante pequena em comparação com a energia total de entrada. Por exemplo, na perfuração de rochas estima-se que apenas 10% da energia de entrada é usada para fraturar a rocha, enquanto a maior parte da energia de entrada é desperdiçada como calor ou outras formas de energia.

Diante dos fatos acima expostos, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para, primeiramente, tirar todas as suas dúvidas e posteriormente realizar um serviço eficiente e seguro, de acordo com todas as normas regulamentadoras exigiveis.

Postagem criada em: 11/02/2022 - 05:42


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.