Avaliações de terras e áreas poluentes

monitoramento ambiental de solo é um conjunto de processos para a coleta de dados de forma contínua e sistemática, com o intuito de identificar, avaliar e controlar a qualidade ambiental de determinado ambiente, que pode ou não se alterar, em decorrência de ações do homem ou mesmo alterações naturais, em determinado local.

Podemos resumir que este monitoramento está incluso na consultoria ambiental, sendo amplamente utilizado para diversos fins, como por exemplo:

  •          A recuperação ou restauração de áreas degradadas;
  •          Monitoramento da fauna silvestre;
  •          O controle e monitoramento da qualidade das águas, solo e ar, entre outros.

É importante saber que este serviço é realizado em escalas, ou seja, pode ser dividido em micro e macro escala.

Pois bem, a micro escala é aquela em que o escopo é mais específico que possui um objetivo de monitoramento para garantir que as emissões atmosféricas do empreendimento atendam a legislação pertinente, preservando o ambiente.

Já a macro escala tem um escopo com maior abrangência, analisando áreas geográficas mais extensas, apesar de também ter um objetivo de monitoramento específico.

Lembrando que, o monitoramente adequado conforme a necessidade deve observar os dados e parâmetros pertinentes ao caso, levando em consideração a atividade desenvolvida e os fatores necessários para se manter a qualidade ambiental do local, recursos ambientais e população.

Podemos concluir que é um trabalho que deve ser executado por profissionais qualificados. Por isso, recomenda-se que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão o suporte adequado, bem como tirarão todas as suas dúvidas, com presteza e atenção.  

Postagem criada em: 09/02/2022 - 08:22


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.