A importância de uma fundação nas obras

Atualmente, existem vários tipos de fundações e é muito importante selecionar o mais adequado para cada projeto, porque assim é possível garantir que ele vai ser estável e seguro.

A fundação para Construção Civil, por sua vez, precisa ser muito bem escolhida, já que ela é feita no início da construção e, caso não seja adequada, pode prejudicar todo o desenvolvimento e o resultado da edificação.

Há alguns tipos de fundações existentes, por isso, vamos conhecê-las melhor abaixo:

Fundações rasas: As cargas são distribuídas para o terreno pelas pressões sob a base da fundação. Possuem 4 fundações principais. Sendo elas:

  •          Sapata;
  •          Radier;
  •          Blocos de fundação; e
  •          Viga de fundação.

Fundações profundas: Aqui, é distribuída a carga para o terreno pela base, pela superfície lateral ou por uma combinação de ambas. Os 3 principais modelos são:

  •          Tubulões;
  •          Estacas; e
  •          Caixões.

Lembrando que, a fundação precisa ser especificada como um elemento de transição capaz de compatibilizar as ações da estrutura em relação à resistência e à compressibilidade do terreno. Dessa forma, a fundação promove estabilidade e segurança à edificação ao suportar e transmitir os carregamentos para o subsolo.  

Diante de todos os fatores acima expostos, podemos concluir que é um trabalho que deve ser executado por profissionais qualificados. Por isso, recomenda-se que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão o suporte adequado, bem como tirarão todas as suas dúvidas, com presteza e atenção. Atente-se, pois, nem sempre pagar caro por um serviço é sinônimo de qualidade e a segurança garantida. Pesquise bem antes de tomar quaisquer decisões.

Postagem criada em: 09/02/2022 - 07:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.