Uma bomba centrífuga é um dispositivo mecânico projetado para mover um fluido por meio da transferência de energia rotacional de um ou mais rotores acionados, chamados impulsores.

O fluido entra no impulsor de rotação rápida ao longo de seu eixo e é expelido pela força centrífuga ao longo de sua circunferência através das pontas das palhetas do impulsor. A ação do impulsor aumenta a velocidade e a pressão do fluido e também o direciona para a saída da bomba. A carcaça da bomba é especialmente projetada para restringir o fluido da entrada da bomba, direcioná-lo para o impulsor e depois desacelerar e controlar o fluido antes da descarga.

A operação eficiente de uma bomba centrífuga depende da rotação constante e de alta velocidade de seu impulsor. Com alimentações de alta viscosidade, as bombas centrífugas tornam-se cada vez mais ineficientes: há maior resistência e uma pressão mais alta é necessária para manter uma vazão específica. Em geral, as bombas centrífugas são, portanto, adequadas para aplicações de bombeamento de baixa pressão e alta capacidade de líquidos com viscosidades.

Polpas como lama ou óleos de alta viscosidade podem causar desgaste excessivo e superaquecimento, causando danos e falhas prematuras. As bombas de deslocamento positivo geralmente operam em velocidades consideravelmente mais baixas e são menos propensas a esses problemas. Qualquer meio bombeado que seja sensível ao cisalhamento (a separação de emulsões, pastas ou líquidos biológicos) também pode ser danificado pela alta velocidade do impulsor de uma bomba centrífuga. Nesses casos, a velocidade mais baixa de uma bomba de deslocamento positivo é preferida. Uma outra limitação é que, ao contrário de uma bomba de deslocamento positivo, uma bomba centrífuga não pode fornecer sucção quando seca: ela deve ser inicialmente escorvada com o fluido bombeado. As bombas centrífugas, portanto, não são adequadas para qualquer aplicação em que o fornecimento seja intermitente. Além disso, se a pressão de alimentação for variável, uma bomba centrífuga produz um fluxo variável; uma bomba de deslocamento positivo é insensível a mudanças de pressão e fornecerá uma saída constante. Assim, em aplicações onde é necessária uma dosagem precisa, é preferível uma bomba de deslocamento positivo. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 21/02/2022 - 16:10


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.