Amortecimento e proteção da superfície:

O polipropileno ou PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno.

As estruturas em polipropileno tratam-se de um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a temperatura elevada, por isso é classificado como um termoplástico.

É possível afirmar que o PP tem um equilíbrio de propriedades: térmicas, químicas e elétricas. Isso o torna um material muito versátil.

Dentre as características únicas do PP está seu “efeito dobradiça”, que traz a possibilidade de fazer peças com dobras no próprio material, o que é usado por exemplo em estojos para óculos e tampas dobráveis de frascos, dentre outros.

O polipropileno tem poucas desvantagens, porém podemos destacar como um contra do material a baixa resistência à variação brusca do clima, o que pode por exemplo causar manchas e perdas de propriedades quando expostas ao sol.

Como resolver esse problema? A solução mais usada para isso é a aditivação do polímero com antioxidante e estabilizante ultravioleta para atrasar o desgaste.

O polipropileno pode ser reciclado com certa facilidade. Todo plástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno tem um selo ou marca de identificação em seus produtos, que pode ser reconhecida facilmente pelo símbolo triangular (que se refere a produtos recicláveis), com o número cinco dentro e com a nomenclatura “PP” escrita.

Algumas empresas que fabricam produtos utilizando o polipropileno fazem a compra diretamente com grandes produtores do material. O problema disso é que a quantidade mínima exigida por compra é bastante alta, além disso o prazo de entrega nem sempre atende às necessidades do negócio.

Postagem criada em: 21/12/2022 - 08:17


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.