Bom funcionamento de compressores:
Além de facilitar as partidas, o óleo para compressor de ar favorece muito a mobilidade das peças que sofrem atrito entre si, além disso, ele lubrifica os componentes que reduz o atrito e consequentemente previne o desgaste do equipamento.
Em geral, ele tem a finalidade de lubrificar as peças desse tipo de equipamento, garantindo seu bom funcionamento. Além disso, ele também serve para proteger contra corrosão, vedar e limpar o motor, refrigerar e também reduzir o atrito entre as superfícies metálicas.
Um óleo menos viscoso, ou seja, mais fino do que o indicado, pode não ter pressão suficiente para a lubrificação. Já um mais viscoso, mais grosso, também pode prejudicar a partida, uma vez que as partes altas do motor vão demorar mais para receber o lubrificante.
Em ambas as situações, o motor do equipamento acaba se desgastando mais rápido e sua produtividade é prejudicada. Portanto, sempre utilize a viscosidade indicada e recomendada pelo fabricante do compressor.
Os compressores de deslocamento positivo são redutores de volume, e funcionam por meio de um fluxo de entrada de algum fluido em uma câmara onde é comprimido. Já os compressores rotativos operam de acordo com o princípio do deslocamento contínuo. Independente do princípio de funcionamento, todos requerem lubrificação.
As funções desses equipamentos na indústria são inúmeras. Em navios, por exemplo, os compressores de ar são utilizados tanto para a manutenção da salubridade do ambiente e fornecimento de água potável quanto para a manutenção de equipamentos a bordo.
Assim como outros fluidos utilizados na lubrificação industrial, existem vários tipos de óleo para compressor. A primeira diferença é quanto ao seu óleo base, que pode ser mineral, sintético ou semi-sintético. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos.
Postagem criada em: 01/11/2022 - 10:20
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.