Sistema SPDA como forma de escudo. Saiba mais:

O Brasil é um país com altas incidências de descargas atmosféricas e, durante o ano, várias pessoas são mortas por essas descargas. A principal medida conhecida de proteção contra descarga é a instalação de sistema de proteção de descarga atmosférica.

Basicamente, o SPDA tem como principal objetivo direcionar e dissipar à terra as descargas atmosféricas ocasionadas pelas nuvens eletrificadas pelo atrito e pela movimentação, evitando assim possíveis danos ao edifício, a estrutura e às pessoas.

No entanto, é importante destacar que o SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas, pois isso se trata de um fenômeno natural. Além disso, vale salientar que o SPDA não garante a total proteção à edificação, estrutura e as pessoas, entretanto a sua utilização estabelece uma considerável redução dos riscos.

Existem diversos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, os mais utilizados atualmente são os captores franklin e os captores em gaiola de faraday, ou ainda, uma combinação deles. Para escolher o melhor sistema para a edificação é necessário a integração dos projetos estruturais, considerando o tipo de estrutura, a sua área construída, o material utilizado na construção, a geografia do local.

Vale salientar que existe o laudo técnico de SPDA que é um documento obrigatório em construções que possuem SPDA. Segundo a NBR 5419, o laudo deve ser feito em instalações industriais, a cada 12 meses, com medição de resistência ôhmica em todas as descidas, e a cada 3 anos para as demais estruturas. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos sobre este serviço de extrema importância.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 08:27


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.