Ensaios adequados via teste hidrostático

Atualmente, no Brasil  a norma que rege a inspeção em vasos de pressão é a NR13, com os requisitos mínimos para segurança na operação destes equipamentos. No geral, existem 4 tipos de inspeções de integridade estrutural em vasos de pressão determinadas pela NR13 e cada uma deve ser realizada em oportunidades pré-definidas nos itens da norma.

inspeção em vasos de pressão NR13 inicial deve ser realizada em vasos de pressão novos, antes de ser colocados em operação no local definitivo de instalação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático deve ser obrigatoriamente realizado em sua fase de fabricação para comprovar a estanqueidade do equipamento. 

É importante salientar que, um equipamento esta integro quando atende ás funções pelas quais o mesmo foi projetado. Suporte os carregamentos máximos de trabalho, e apresente um comportamento confiável no que condiz a sua previsibilidade e repetibilidade nos ciclos de operação que forem necessários para sua vida útil de serviço.

Neste sentido, a  avaliação de integridade estrutural é o empenho de técnicas e procedimentos que permitem acompanhar e estabelecer a situação de dano a estrutura para prever sobre quaisquer comportamentos futuros e indicar sua necessidade de monitoramento, recuperação, reforço ou até retirada de funcionamento dos vasos de pressão.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas para fornecer as informações adequadas a sua necessidade. Além disso, sempre estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca. Pesquise bem antes de tomar quaisquer decisões.

Postagem criada em: 10/01/2022 - 13:01


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.