Melhore todos o setores de sua empresa

A apreciação de risco, de forma geral, nada mais é do que um processo completo que compreende a análise de risco e a avaliação de risco. Para isso, devem ser levados em consideração alguns fatores. Entre eles, podemos citar:

  •          Determinação dos limites da máquina, considerando seu uso devido, bem como quaisquer formas de mau uso razoavelmente previsíveis;
  •          Identificação dos perigos e situações perigosas associadas;
  •          Eliminação do perigo ou redução de risco associado ao perigo por meio de medidas de proteção, entre outros.

De forma sucinta, é uma forma de diagnosticar perigos que afetem a segurança dos profissionais que atuam na manipulação, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de máquinas e equipamentos.

Vale lembrar que ela possui uma grande importância na etapa anterior a adequação de determinada máquina na NR12, tendo em vista que identifica riscos a serem eliminados e evita gastos com a instalação de proteções e intertravamentos não necessários.

Além disso, o objetivo a ser atingido é a maior redução de risco possível, levando-se em consideração fatores. Sendo eles:

  •          A segurança da máquina durante todas as fases do seu ciclo de vida;
  •          A capacidade da máquina de executar suas funções;
  •          A operacionalidade da máquina;
  •          Os custos de fabricação, operação e desmontagem da máquina.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para fornecer as informações adequadas a sua necessidade, bem como tirar todas as suas dúvidas e fornecer um suporte completo, de forma rápida, prática, eficiente e moderna.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 07:52


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.