Documento com informações de aterramento

O laudo de aterramento é mais um daqueles importantes documentos envolvendo segurança em instalações e a certificação da funcionalidade desses sistemas, que uma empresa deve possuir e manter sempre atualizado.

Em geral, o laudo de SPDA e aterramento, quando entregue ao cliente, verifica vários aspectos daquela edificação. Um deles seria a qualidade do solo em que se encontra, e se existe a necessidade de se fazer aterramento ou instalar pára-raios que garantem a proteção daquele imóvel contra as sucessivas descargas elétricas vindas da atmosfera.

Se o laudo de spda e aterramento indicar medidas necessárias para o devido atendimento às normas (a instalação de para-raios, por exemplo), esta terá de ser feita corretamente, uma vez que estas medidas são a garantia da diminuição ou eliminação dos efeitos nocivos dos raios.

Em uma edificação, para o pleno funcionamento de uma instalação elétrica e a garantia de segurança, é preciso se assegurar que há o cumprimento de todos os aspectos técnicos necessários, conforme as exigências das normas vigentes.

O aterramento elétrico se faz necessário em todas as instalações elétricas, tanto para o desempenho de funções de segurança quanto funcionais.

De maneira simplificada, o esse sistema é composto por uma fiação que liga as cargas e partes da instalação a eletrodos cravados no solo (hastes simples ou uma malha de terra). Portanto, a ausência ou execução incorreta do aterramento é uma falha comum, mas que representa um alto risco. Equipamentos e estruturas metálicas não aterradas são fontes comuns de acidentes, muitas vezes fatais, por choque elétrico.

Logo, o sistema deve ser bem executado, interligar todas as massas metálicas e ser vistoriado regularmente para garantir que esteja sempre funcionando. Consulte um profissional para saber mais detalhes.

Postagem criada em: 31/05/2022 - 08:13


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.