Energia direcionada para cargas de baixa tensão:

entrada de energia elétrica em baixa tensão nada mais é do que a estrutura onde encontra-se instalado o medidor de energia elétrica e o disjuntor ou fusível de proteção geral das instalações internas do consumidor. Como abrigam itens importantes da instalação elétrica, eles devem estar de acordo com normas técnicas e de segurança para preservar o bom funcionamento da ligação e evitar acidentes. O seu bom estado de conservação também deve ser continuadamente observado pelo consumidor.

De modo geral, o fornecimento de energia elétrica para os consumidores residenciais, comerciais e industriais, urbanos ou rurais, com carga instalada até 75 kW, ocorre através da conexão às redes aéreas de distribuição secundárias, obedecidas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e as legislações vigentes aplicáveis.


No Brasil, o mercado de distribuição de energia elétrica é atendido por 64 concessionárias, estatais ou privadas, de serviços públicos que abrangem todo o País. As concessionárias estatais estão sob controle dos governos federal, estaduais e municipais.

A norma brasileira que rege projetos de instalações elétricas de baixa tensão é a NBR 5410. Ela trata das regras de construção de instalações que trabalham com até 1000 volts em corrente contínua ou 1500 volts em corrente alternada. Isso significa que a norma é a orientação para a maior parte dos prédios comerciais e residenciais, onde normalmente atuam em 110 ou 220 V.

O projeto elétrico pode ser definido como a previsão descritiva de todas as informações relacionadas à eletricidade de uma estrutura, sendo ela comercial, industrial ou residencial. Esse planejamento é essencial para a construção, uma vez que detalha como o projeto deve ser construído. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 08:08


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.