Saiba como evitar consumo excessivo de energia

Os métodos de correção do fator de potência são classificados principalmente em dois tipos, ou seja, usando o capacitor ou através do condensador síncrocro.

  •        Correção do fator de energia usando o Banco do Capacitor

No sistema de três fases, o fator de potência é melhorado conectando os capacitores na estrela ou delta.

  •        Correção do fator de alimentação usando condensador síncroso

O fator de potência também pode ser correto instalando o motor de indução especialmente projetado, conhecido como condensador síncromo. O condensador síncrocroso estava funcionando sem a carga mecânica, e está conectado em paralelo com a carga.

O fator de potência é a razão entre a potência ativa e a potência aparente. No caso, é a energia que está sendo transformada em trabalho e a quantidade que está sendo consumida no total.

O objetivo da correção do fator de potência é o ganho de eficiência, além de evitar defasagens entre tensão e corrente, não permitindo que os equipamentos operem com cargas desajustadas e sem produção efetiva.

Sabe-se que o baixo fator de potência ocorre quando se consome muita energia reativa em relação à energia ativa. A energia reativa pode ser neutralizada por uma carga capacitiva, assim, o caminho mais seguro para efetivamente corrigir o fator de potência e compensar as cargas indutivas existentes, é fazer a instalação de um banco de capacitores.

Considerando a indústria como exemplo, deve ser tomado uma serie de cuidados, além de considerar as situações que podem ser identificadas e corrigidas. Por isso, consulte um profissional para realizar o trabalho.

Postagem criada em: 01/06/2022 - 08:24


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.