Medidas protetivas para operadores de máquinas

Para cumprir os requisitos da adequação de máquinas, uma máquina deve cumprir os componentes de segurança que caem no âmbito da Diretiva de Máquinas e, em algumas circunstâncias, os protetores de máquina são definidos como componentes de segurança essenciais e indispensáveis. Confira abaixo alguns requisitos que devem ser seguidos para obter uma máquina:

  •          Um sistema de avaliação de conformidade deve estar implementado.
  •          A máquina deve satisfazer os requisitos essenciais de saúde e segurança Relevantes da Diretiva de Máquinas, de acordo com o estado da técnica.
  •          A máquina deve ser acompanhada por uma Declaração de Conformidade (Doc).
  •          A máquina deve ser acompanhada de instruções do usuário no idioma do usuário final.
  •          Um arquivo técnico deve ser compilado.
  •          A máquina deve ter a marca aprovada, entre outros.

E ainda, vale salientar que, os protetores de máquina devem ser fornecidos com uma declaração de conformidade e podem ou não ter a marcação CE, dependendo das circunstâncias.

Em alguns casos, uma máquina usada precisará ter a marcação CE antes de ser usada pela primeira vez por seu novo proprietário.

Neste sentido, uma nova máquina deve passar por uma avaliação no estágio de comissionamento ou quando é colocada em uso pela primeira vez e periodicamente a partir de então. O regulamento aborda as necessidades relacionadas a peças perigosas de máquinas, e este é o regulamento de maior interesse no que diz respeito à proteção da máquina e dos operadores.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por profissionais qualificados que irão fornecer as informações adequadas.

Postagem criada em: 23/12/2021 - 11:33


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.