Entenda a calibração regida pela NR13

Uma válvula de alívio de pressão calibrada (PRV) é uma precaução de segurança essencial em muitos sistemas de pressão. Este dispositivo permite que níveis perigosos de pressão sejam descarregados com segurança, disparando uma liberação quando a pressão no sistema aumenta para um determinado nível. Ao permitir que alguma quantidade de pressão escape, essas válvulas e aberturas podem evitar falhas catastróficas e lesões potenciais.

Com isso em mente, é importante que seja feita a calibração de válvulas de alívio para saber se esses dispositivos funcionam ou não corretamente antes de serem obrigados a funcionar. Neste sentido, vamos entender melhor a função das válvulas neste processo:

A pressão é aliviada permitindo que o fluido pressurizado flua de uma passagem auxiliar para fora do sistema. A válvula de alívio é projetada ou configurada para abrir a uma pressão de ajuste predeterminada para proteger os vasos de pressão e outros equipamentos de serem submetidos a pressões que excedam seus limites de projeto.

Quando a pressão definida é excedida, a válvula de alívio se torna o “caminho de menor resistência”, pois a válvula é forçada a abrir e uma parte do fluido é desviada para a rota auxiliar.

O fluido desviado (líquido, gás ou mistura de gás-líquido) é normalmente encaminhado através de um sistema de tubulação conhecido como coletor de flare ou coletor de alívio para um  gás elevado central,  onde geralmente é queimado e os gases de combustão resultantes são liberados para a atmosfera .

À medida que o fluido é desviado, a pressão dentro do vaso para de aumentar. Assim que atingir a pressão de reassentamento da válvula, a válvula fechará. A purga é geralmente indicada como uma porcentagem da pressão definida e refere-se a quanto a pressão precisa cair antes de a válvula se assentar. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 07/01/2022 - 08:20


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.