Como calcular a implantação do sistema trifásico?

Devido a necessidade legal de adequar o projeto às normas vigentes, ao construir um projeto elétrico para galpão de qualidade você garante a segurança no local, prevenindo incêndios e acidentes. Em instalações industriais, geralmente estes dispositivos são programados para desarmar em caso de curtos-circuitos, sobrecargas e quaisquer falhas que possam provocar o aumento da temperatura dos cabos e da fiação.

O regulamento para a instalação desses dispositivos em estruturas prediais, comerciais e industriais constam nas normas da ABNT NBR-5410, que determinam todas as condições adequadas para o funcionamento seguro das instalações de baixa tensão – de até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

De forma sucinta, é um serviço fundamental para estabelecimentos que precisam obter uma instalação elétrica de alta qualidade e proteção, que visa evitar qualquer tipo de transtorno, como incêndios, explosões e outros casos. Este projeto envolve a instalação de disjuntores, interruptores, instalação de tomadas, cabeamentos e quadros elétricos.

Um dos fatores de grande importância à instalação elétrica do seu galpão industrial é a economia. Indústrias cujos processos exigem maquinários pesados e que só operam à base de energia elétrica são as que mais sofrem com a bandeira vermelha. Entre os segmentos que mais consomem energia estão a indústria automobilística, os fabricantes de papel, metalúrgicas e a indústria química, por exemplo.

Uma nota importante a considerar é que, embora você esteja fiando o galpão você mesmo, você deve obter a aprovação de um profissional licenciado. Caso contrário, você corre o risco de multas ou danos potenciais à sua propriedade. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 01/06/2022 - 07:47


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.