Vale a pena investir nos ensaios geotécnicos?

Muito se fala sobre os ensaios geotécnicos do solo, mas, afinal, o que são esses ensaios e qual a sua importância para a Engenharia Civil e os projetos de construção? De maneira simples e geral, esses ensaios são realizados com o objetivo de estudar e entender as características do solo em questão.

Assim, é possível levantar maiores informações sobre as suas propriedades mecânicas e demais fatores que implicam diretamente nos processos de construção. Além disso, estes ensaios visam também diminuir os impactos da construção civil no meio ambiente, garantindo que os melhores procedimentos serão realizados com o objetivo de não danificar os recursos naturais presentes.

Há diversos tipos de ensaio e métodos de realização, cada um com uma finalidade distinta dentro da compreensão das características apresentadas pelo solo que será trabalhado. Entre esses ensaios podemos citar o teste de infiltração de água no solo, o ensaio de compactação do solo, ensaio  de percolação, ensaio PIT, entre outros.

E vale destacar que a grande variação desses ensaios traz consigo ensaios feitos em laboratórios com amostras preparadas, ensaios in situ, que acontecem no local e mais diversos outros tipos de ensaios que utilizam maquinários específicos para tal, sempre buscando levantar informações precisas sobre o solo.

Por fim, não podemos deixar de salientar que é de suma importância contar com empresas altamente especializadas nesses ensaios geotécnicos para que você não tenha maiores dores de cabeça com possíveis divergências entre os resultados obtidos nos testes e as propriedades reais daquele solo a fim de manter a segurança em todos os momentos.

Postagem criada em: 11/11/2021 - 09:17


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.