Um dos ensaios de solo mais importante: Confira

Não é segredo para ninguém que possuímos uma grande variedade de tipos de solo, o que faz ser extremamente necessário investir em bons ensaios de solo a fim de garantir a segurança de toda a construção e, principalmente, prever como o solo reagirá a longo prazo após a conclusão das obras.

Sendo assim, um dos ensaios com grande relevância e importância é o ensaio que visa determinar os limites de consistência do solo, também conhecido como Limite de Atterberg, um método de avaliação que torna possível definir os limites de liquidez, limites de plasticidade e os limites de contração do solo.

Esses ensaios levantam diversas informações importantes sobre o nível de umidade na qual o solo transita entre o seu estado líquido e o estado plástico, o nível de umidade na qual o solo transita entre o seu estado líquido e o estado plástico e o grau de compactação que o solo possui.

Então, esse ensaio engloba diversos testes e, por isso, se torna um ensaio de elevada importância para a Engenharia Civil, apresentando informações muito necessárias para o desenvolvimento dos demais processos de construção em determinado terreno.

Vale destacar que esses ensaios são sempre realizados em laboratório, a partir de amostras retiradas com total cautela e cuidado para garantir a precisão nos resultados. Assim, podemos dizer que os ensaios começam desde a própria retirada de amostras.

Por fim, contar com profissionais altamente especializados é fundamental para que os testes aconteçam com total maestria, afinal, os testes servem de base para os futuros cálculos e não devem possuir divergências nas informações.

Postagem criada em: 09/11/2021 - 15:30


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.