Tudo sobre o teste que define o tamanho dos grãos

Muito utilizado para o solo, mas, também, com uma ampla gama de aplicações em segmentos alimentares, farmacêuticos, entre outros, o ensaio de granulometria nada mais é do que um teste que visa definir em porcentagem o tamanho dos grãos através de peneiras de diferentes tamanhos e aberturas que permitem realizar uma curva granulométrica.

Esse teste, como dissemos, é muito utilizado no solo para que seja identificado o tipo de terreno dentro dos sistemas de classificação adotados na Engenharia de solos. Dessa maneira, os profissionais são capazes de saber como trabalhar o solo da melhor maneira possível e garantir maior segurança para as próximas etapas da construção.

Quando empregado no segmento alimentício, esse tipo de teste visa definir melhor a porcentagem de tamanho dos grãos, apesar de não garantir a uniformidade de tamanho (o que é impossível) esse teste visa garantir que os grãos em sua maioria possuam dimensões semelhantes.

Além das peneiras, também são utilizados balanças analíticas de precisão, agitadores de peneiras e mais alguns outros equipamentos para garantir uma porcentagem de tamanho mais precisa e segura dos grãos, seja para o estudo do solo ou em demais segmentos. No estudo do solo, por exemplo, os grãos podem ser divididos em matacão, pedra, pedregulho, areia, silte e argila.

Por fim, é fundamental contar com uma empresa altamente especializada para que esse teste aconteça da forma mais precisa possível e garanta uma margem de porcentagem segura para que você tenha sucesso nas demais etapas onde a segmentação dos grãos é importante.

Postagem criada em: 03/11/2021 - 11:41


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.