Tudo sobre o teste das estacas de concreto

No segmento da construção civil é necessário a realização de diversos testes e ensaios para garantir a segurança em todas as etapas do projeto. E, um dos ensaios que mais acontecem no caso das estacas, é o ensaio de integridade, também conhecido como ensaio PIT.

Esse ensaio é um modelo de teste que permite avaliar a situação das estacas concretadas in loco de uma obra com o objetivo de identificar possíveis danos, fissuras e definir a qualidade do concreto. Além disso, esse ensaio ainda pode ser utilizado para determinar e confirmar o comprimento das estacas e fornecer a sua localização.

Esse ensaio PIT é voltado para estacas de concreto, já que é fundamental que a estaca tenha uma área de seção que permita o posicionamento do sensor, a aplicação dos golpes e, principalmente, a propagação da onda. Apesar das estacas de metal permitirem o posicionamento do sensor e a aplicação dos golpes, sua pequena área de seção compromete a propagação da onda.

Vale destacar que é muito importante que esse ensaio seja realizado por uma equipe formada por engenheiros altamente capacitados e com uma vasta experiência para que os resultados obtidos sejam precisos e forneçam as informações necessárias para as próximas etapas do projeto, garantindo a tão necessária segurança.

Por fim, este ensaio é difundido em todo mundo e em muitos países conta com uma norma específica para a sua aplicação. No Brasil não temos uma norma que determine detalhadamente sua aplicação, por isso, muitos engenheiros se baseiam na norma americana ASTM D5882-16.

Postagem criada em: 03/11/2021 - 14:08


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.