Tudo sobre o índice medidor da compactação do solo

Saber o nível da compactação de determinado solo é fundamental para garantir maior eficiência durante os processos de construção. E, para descobrir o grau de compactação de um solo em questão, é necessário investir em um bom ensaio de compactação de solo.

Esse ensaio nada mais é do que uma série de testes realizada com o objetivo de entender como o solo irá reagir com a constante passagem de máquinas e demais veículos e, também, após todos os processos de obra e construção, como em casos onde o terreno será preparado para a construção de um edifício.

Há três normas regulamentadoras que regem esses ensaios, visando padronizar ao máximo para que todos os resultados apresentados possam oferecer a segurança de um modo geral para todo e qualquer tipo de construção.

Realizados através de amostras do solo em questão, as normas regulamentadoras, podemos destacar são a NBR 6457, a  NBR 9895 e a NBR 7182. A NBR 6457 estabelece os tipos de maquinários a serem utilizados para os ensaios e a forma de preparar as amostras que farão parte dos ensaios de compactação e caracterização.

Enquanto isso, a norma NBR 9895 é a norma que indica como deve ser realizada a fixação do molde em relação aos corpos de prova, como devem ser realizados os cálculos para identificação da massa aparente seca e outras demais informações importantes.

Por fim, a NBR 7182 é a norma regulamentadora responsável por estabelecer os métodos utilizados para identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, visível no solo compactado.

Postagem criada em: 09/11/2021 - 13:40


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.