Tudo sobre ensaio de Índice de Suporte Califórnia

Desenvolvido em 1929 pelo engenheiro O. J. Porter , o ensaio CBR, também conhecido como ensaio de Índice de Suporte Califórnia é um ensaio onde as propriedades mecânicas de perfuração do solo é avaliada para que os seguintes processos de construção possam acontecer com maior segurança.

Este ensaio foi desenvolvido no  Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia com a finalidade de auxiliar no dimensionamento dos pavimentos rodoviários. E, após ser aprimorado e adaptado pelo United States Corps of Engineers (USACE), esse ensaio passou a ser utilizado de maneira ampla para os projetos de pavimentação de aeroportos e se mantém como um dos parâmetros de projeto mais utilizados em todo o mundo graças a sua grande precisão.

Este ensaio chegou ao Brasil somente em 1966, 37 anos após o seu desenvolvimento, pelo através do engenheiro Murillo Lopes de Souza e, a partir daí, se adaptou a realidade e necessidade brasileira. Mas, afinal, como acontece este ensaio?

Com o objetivo de avaliar o comportamento do solo, isto é, suas propriedades mecânicas, em relação ao funcionamento de uma brita comum, este método de ensaio acontece por meio da penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma britadeira padrão, fazendo a comparação.

Os resultados deste ensaio são sempre apresentados de maneira percentual, para exemplificar podemos dizer que quando um valor do Índice de Suporte Califórnia é 35%, significa que a resistência de penetração daquele solo testado é de 35% do valor de uma brita padrão.

Por fim, esse ensaio também conta com uma simulação de peso das camadas sobre o subleito para garantir que as futuras etapas da construção dos pavimentos aconteçam com maior segurança.

Postagem criada em: 29/10/2021 - 10:35


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