Transferência de líquidos e de recirculação

As bombas centrífugas industriais operam usando impulsores rotativos que estão imersos no fluido dentro de uma carcaça. O fluxo e a velocidade de pressão da energia cinética forçam o fluido ao redor do invólucro para a saída de descarga. Os líquidos são movidos a uma velocidade mais alta com rotação mais rápida do rotor ou rotores de diâmetro maior. 

O impulsor é o componente chave de uma bomba centrífuga. Consiste em uma série de palhetas curvas. Estes estão normalmente localizados entre dois discos (um impulsor fechado). Para fluidos com sólidos arrastados, é preferível um impulsor aberto ou semi-aberto (apoiado por um único disco).

Existem dois projetos básicos de carcaça da bomba: voluta e difusor. O objetivo em ambos os projetos é traduzir o fluxo de fluido em uma descarga controlada à pressão.

Em uma carcaça de voluta, o impulsor é deslocado, criando efetivamente um funil curvo com uma área de seção transversal crescente em direção à saída da bomba. Este design faz com que a pressão do fluido aumente em direção à saída. Casos de voluta são mais adequados para aplicações envolvendo sólidos arrastados ou fluidos de alta viscosidade quando é vantajoso evitar as constrições adicionais das palhetas do difusor.

Na carcaça do difusor, a pressão do fluido aumenta à medida que o fluido é expelido entre um conjunto de palhetas estacionárias ao redor do impulsor. Projetos de difusores podem ser adaptados para aplicações específicas e, portanto, podem ser mais eficientes.

Em geral, são o tipo mais comum de bomba de processo atualmente e o design oferece várias vantagens. Sendo elas:

  •          Simplicidade de design
  •          Alta eficiência
  •          Ampla gama de capacidade e cabeça
  •          Taxa de fluxo suave/pulsada menos
  •          Facilidade de operação e manutenção
  •          Muitas configurações de instalação diferentes disponíveis 

As bombas centrífugas são geralmente a escolha preferida para aplicações que bombeiam líquidos de baixa viscosidade (finos) e para sistemas que exigem altas taxas de fluxo. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 22/02/2022 - 10:53


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.