Transferência de calor entre dois fluidos

Os permutadores de calor são dispositivos que transferem calor de um meio para outro, um resfriador de óleo hidráulico ou exemplo irá remover o calor do óleo quente usando água fria ou ar.

Alternativamente, utiliza água quente de uma caldeira ou circuito de água com aquecimento solar para aquecer a água da piscina. O calor é transferido por condução através dos materiais do permutador que separam os meios utilizados. Um trocador de calor de casco e tubo passa fluidos através e sobre tubos, onde um trocador de calor resfriado a ar passa ar frio através de um núcleo de aletas para resfriar um líquido.

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração quando um trocador de calor está sendo projetado. Uma é a velocidade, se for muito baixa, existe o risco de areia e outras partículas bloquearem os tubos. Se for muito rápido, por outro lado, essas mesmas partículas podem corroer rapidamente a placa do tubo e os tubos.

A adequação de um fluido a um permutador de calor dependerá do tipo de trocador de calor utilizado e dos materiais disponíveis. Os trocadores de calor padrão são adequados para a maioria dos fluidos, incluindo óleo, água, água glicol e água do mar. Para fluidos mais corrosivos, como água salgada clorada, refrigerantes e ácidos, outros materiais como aço inoxidável e titânio precisarão ser usados.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas que fornecerão todas as informações adequadas a sua necessidade, com toda presteza e atenção.

Postagem criada em: 04/02/2022 - 09:27


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.