Sumidouros ou valas de infiltração: qual usar?

Com a grande diferença de solo que temos, uma série de ensaios, chamados de ensaios geotécnicos, são necessários para que seja feita uma análise do terreno em questão e a segurança nas próximas etapas da engenharia civil seja mantida. Um desses ensaios é o ensaio de percolação, que analisa a capacidade de infiltração do solo.

E, para quem ainda não tem certeza se o melhor é investir em um sistema de escoamento feito por caixa ou cilindro sem fundo ou em um sistema de escoamento feito por tubos, esse ensaio pode ser determinante na sua escolha, afinal, ninguém deseja o transbordamento de fossas e outros sistemas de tratamento.

Esse ensaio nada mais é do que um teste voltado especificamente para a capacidade de percolação, ou seja, infiltração e absorção da zona superficial do solo, no qual os poros se encontram cheios de ar, um dos fatores mais determinantes no momento de escolher entre os sumidouros e as valas de infiltração.

Além disso, esse ensaio é feito para calcular com maior precisão o dimensionamento dos sistemas de tratamento de efluentes líquidos e, segundo a norma regulamentadora NBR 13.969/97, deve ser realizado em todos os terrenos antes da instalação dos sumidouros ou valas.

Por fim, ainda vale destacar que esse ensaio é fortemente indicado para terrenos onde o lençol freático é próximo à superfície. Mas, em todos os casos, esse ensaio deve ser realizado somente por profissionais técnicos e habilitados, sob a supervisão de um representante técnico, como um engenheiro ou um projetista.

Postagem criada em: 04/11/2021 - 11:43


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.