Sua plantação pode estar dando sinais:

compactação de solo é um serviço muito procurado para umas situações, diminuindo a porosidade do solo para os seguintes processos de construções e obras. Contudo, em demais situações, essa compactação acontece de forma gradativa e pode prejudicar a qualidade do seu terreno.

Essa compactação pode acontecer através do uso contínuo de equipamentos agrícolas, tráfego de máquinas ou por negligência no manejo da criação de animais com utilização de sobrecarga animal em determinado local do terreno. Apesar de muito utilizada, essa compactação pode afetar a produtividade do local.

Diminuindo o ar presente no solo, diminui o nível de oxigênio presente e afeta o desenvolvimento das plantações. E quando falamos das plantações, vale destacar como elas são capazes de alertar a respeito da condição do solo uma vez que é possível notar uma coloração diferente, emergência lenta e sistema radicular raso, menor e tortuoso.

Então, se a sua plantação está apresentando estas características, pode ser um grande sinal de como a compactação está afetando a sua produção e, quanto mais cedo você implementar medidas para diminuir esses impactos negativos, mais rápido você poderá restaurar as condições do seu terreno.

Vale destacar que ignorar os malefícios dessa compactação pode regredir a sua produção em 100% a longo prazo e impedir a rápida recuperação do solo, causando danos cada vez maiores na sua produção.

Por fim, há maneiras de amenizar os impactos dessa compactação. Apesar de possuírem um custo um pouco mais elevado, apresentam diversas vantagens a longo prazo, melhorando a qualidade do solo para um meio ambiente mais saudável.

Postagem criada em: 29/10/2021 - 09:59


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.