Saiba identificar risco ao operador e máquinas

O trabalho de apreciação de riscos de máquinas é um serviço especializado que deve ser realizado por profissionais altamente qualificados nas áreas de engenharia elétrica, mecânica e segurança do trabalho. 

Em geral, este tipo de serviço deve ser realizado antes de iniciar qualquer projeto de sistema de segurança de máquinas, novas ou usadas, para que seja possível minimizar ou extinguir os riscos aos operadores.

Para uma máquina ou equipamento em conformidade adequada, este serviço será simplificado, se resumido apenas a ações de manutenção das medidas preventivas existentes e a determinação do nível do risco. Se todas as medidas estiverem em conformidade, a máquina estará atuando de forma adequada. Para isso, é necessário verificar:

  •          Medidas de projeto inerentemente seguras;
  •          Proteções de segurança e medidas de proteção complementares;
  •          Informações para uso (procedimentos operacionais para utilização da máquina compatíveis com a capacitação dos usuários e outras pessoas expostas, recomendações de práticas de trabalho seguras com requisitos de treinamentos necessários, avisos/sinalizações e dispositivos de alertas, entre outros.

Ou seja, de forma sucinta, a execução compreende outros dois processos essenciais e complementares à apreciação de riscos nas máquinas, que são: a análise de riscos, relacionada à especificação dos limites da máquina, identificação e estimativa dos riscos; e a avaliação de riscos, com base na análise de riscos sobre os objetivos estabelecidos no começo do projeto.

Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por empresas especializadas no assunto para fornecer as informações adequadas a sua necessidade, bem como tirar todas as suas dúvidas e fornecer um suporte completo.

Postagem criada em: 06/01/2022 - 07:30


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.