Quando a compactação do terreno é necessária?

A compactação do solo é, atualmente, um dos maiores dilemas da agricultura, afinal, é capaz de trazer grandes danos ao meio ambiente ao impedir a passagem de ar no solo, implicando diretamente nas plantações do local e, em alguns casos, sendo muito difícil de reverter.

Contudo, há alguns setores da construção civil que precisam desse método para poder preparar o terreno e o deixar apto para as seguintes etapas de desenvolvimento do projeto Um dos exemplos que podemos citar é quando há a necessidade de diminuir a compressibilidade do solo com o objetivo de evitar recalques excessivos.

Além disso, a compactação ainda pode ser desejada quando há a necessidade de aumentar a resistência do solo ao cisalhamento e, também, quando se é preciso diminuir a permeabilidade do solo, porque a compactação também impede que a água se infiltre no solo.

Nestes casos, antes de qualquer outro processo, é fundamental promover um ensaio de compactação a fim de garantir que ela trará os resultados esperados. Este ensaio deve seguir algumas normas e padrões para que todos os seguintes processos sejam totalmente seguros.

O ensaio acontece através de amostras do solo e é de suma importância que as amostras colhidas tenham uma secagem prévia. Vale destacar que é necessário se ter 5% abaixo da umidade ótima presumível e ao menos 3% acima dessa mesma classificação

Por fim, através de maquinários dotados de tecnologia de ponta este ensaio visa garantir os resultados esperados, afinal, há muitas atividades que necessitam da compactação para que garantam um resultado final seguro.

Postagem criada em: 29/10/2021 - 11:36


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.