Qual o limite no qual o solo se torna quebradiço?

Com a grande variedade de tipos de solo que possuímos no nosso país, investir em ensaios de solo é uma das melhores maneiras de garantir a segurança em determinado canteiro de obra, evitando que a construção sofra futuramente com uma reação inesperada do terreno, como deslizamentos de terra, por exemplo.

Neste cenário, um dos ensaios de solo que mais se destaca é o ensaio de Limite de Plasticidade, mais conhecido através da sua sigla LP, visa determinar o teor de umidade no qual o solo passa do seu estado plástico e se torna quebradiço, informação de extrema relevância para a engenharia civil.

Esse ensaio é realizado sempre em laboratório a partir de amostras, obtendo os valores de índice de presença de água e umidade em que um cilindro de solo com três milímetros de diâmetro e cerca de dez centímetros de comprimento apresenta sinais de fissura e rompimento.

Vale ressaltar que, durante o ensaio, os fragmentos de fissura são analisados com total atenção para indicar com precisão o teor de umidade na qual ocorreu o rompimento, portanto, todos os procedimentos são realizados com total cuidado para que não haja divergências prejudiciais entre os resultados apresentados e o terreno em questão.

Por fim, é de suma importância contar sempre com profissionais altamente especializados e habilitados para que você não tenha maiores complicações durante a realização dos seus ensaios. Procure sempre empresas idôneas e de confiança que prestam os melhores serviços de ensaios geotécnicos e garanta a máxima segurança da sua construção!

Postagem criada em: 09/11/2021 - 14:43


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.