Quais são os Limites de Atterberg?

Quando falamos dos ensaios geotécnicos, certamente estamos falando de uma série de ensaios que visam minimizar ao máximo a ocorrência de acidentes nas construções. Com um conhecimento aprofundado sobre as características de determinado terreno, é possível saber como ele irá reagir após os processos de construção e, assim, promover maior segurança.

Dessa maneira, um dos ensaios que mais são realizados atualmente são os ensaios de solo, onde podemos destacar os Limites de Atterberg, ensaios divididos em duas partes diferentes para melhor compreender as características do solo em questão e identificar os seus limites de consistência.

O primeiro ensaio é o de Limite de Plasticidade, comumente chamado de ensaio LP, onde se é testado o valor de umidade na qual o solo passa do seu estado plástico para o estado semi-sólido. O limite a ser verificado neste teste é onde o solo começa a se partir em pequenas peças.

Já o Limite de Liquidez, mais conhecido como ensaio LL, é o ensaio onde se é analisado o valor da umidade que o solo passa do seu estado líquido para o estado plástico. Com o uso de aparelhos específicos, como o Casagrande, é possível determinar o teor de umidade que os bordos inferiores de uma canelura são unidos.

Por fim, com esses dois testes é possível saber o estado físico do solo, nomeado como seu nível de consistência. Quando esses ensaios são aplicados em solos coesivos ou em solos finos, a sua consistência está relacionada ao seu teor de umidade, em outras palavras, à quantidade de água presente no solo.

Postagem criada em: 05/11/2021 - 08:54


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.