Por que fracionar as partículas do solo?

Sabemos como os ensaios geotécnicos são de grande importância para a Engenharia Civil, cada modelo de ensaio possui uma finalidade, mas de maneira geral, todos buscam apontar com maior clareza de informações as características de cada solo e as suas propriedades mecânicas a fim de garantir maior segurança a longo prazo.

Além disso, esses ensaios geotécnicos também visam prever como o solo irá se comportar futuramente, assim, é possível realizar os melhores procedimentos no canteiro de obras a fim de garantir a estabilidade da construção nos anos seguintes, diminuindo também  o impacto negativo das construções na natureza.

Um desses ensaios é o de granulometria solo, que visa fracionar as partículas presentes no solo e realizar uma distribuição das suas partículas de acordo com a sua porcentagem de tamanho. As classes de tamanho dessas partículas, orgânicas ou inorgânicas são denominadas frações granulométricas.

Neste cenário, esses materiais podem ser divididos em matacão, pedra, pedregulho, areia, silte e argila, onde a distribuição dos materiais granulares maiores acontece através do processo de peneiramento e dos materiais menores por meio da sedimentação dos sólidos no meio líquido.

Utilizando uma amostra do terreno, esse ensaio identifica e classifica o solo em questão para que os demais procedimentos possam acontecer com maior segurança, sendo um dos ensaios de laboratório mais básicos da engenharia. 

Por fim, apesar do fato que as partículas não serem esféricas, esse ensaio calcula o diâmetro das partículas para uma maior padronização dos materiais, utilizando os padrões da Engenharia de solos para uma maior unificação dos resultados.

Postagem criada em: 08/11/2021 - 11:18


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.