O que dizem as normas sobre os ensaios de carga?

Sabemos como os ensaios geotécnicos são de suma importância e, a sua grande relevância é destacada em diversas normas regulamentadoras. Um dos maiores exemplos disso é a prova de carga fundações, que possui grande destaque na norma regulamentadora NBR 6122 de 2019.

Neste cenário, resolvemos focar ainda mais nesse ensaio e falar de um modo geral a respeito das suas normas regulamentadoras, já que este ensaio é um método de teste amplamente utilizado e muito eficiente quando o assunto é atestar a capacidade de carga das estacas.

Uma das primeiras normas que falamos é a NBR 6122 de 2019, que de maneira simples e geral estipula e especifica os requisitos a serem observados no projeto e execução de fundações de todas as estruturas da engenharia civil.

Neste meio, outra norma que podemos citar é a NBR 12131, quando há casos de carga máxima aplicada muito elevada, essa norma descreve todo o procedimento da realização desses ensaios, visando não somente padronizar a sua execução, mas, principalmente, revelar quais carregamentos podem ser utilizados no sistema de reação.

Segundo essa norma, os carregamentos que podem ser utilizados são os de plataforma carregada (cargueira), estruturas fixadas no solo por meio de elementos tracionados e, também, a própria estrutura devidamente verificada anteriormente.

Por fim, essas normas também definem como os resultados devem ser obtidos e interpretados. Contudo, tendo em vista que os ensaios podem ser realizados por meio de métodos diferentes, os resultados podem apresentar divergências e, para que sejam permitidas análises, é fundamental relatar detalhadamente todos os procedimentos realizados.

Postagem criada em: 10/11/2021 - 10:40


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.