O que a ABNT diz sobre a compactação de terreno?

A compactação do terreno é um processo muito importante para a construção civil pois é ela quem oferece maior estabilidade e segurança para as próximas etapas de construção, garantindo que o terreno estará apto e pronto para que o desenvolvimento das atividades de construção se iniciem e tenham uma base firme.

Contudo, para que o solo seja preparado da maneira correta, é necessário seguir estritamente todas as normas regulamentadoras da ABNT a respeito dos ensaios de compactação de solos. Esses ensaios acontecem através de amostras do solo e, entre as normas regulamentadoras, podemos destacar a NBR 6457, a  NBR 9895 e a NBR 7182, confira o que cada uma estabelece:

De maneira simples, a NBR 6457 estabelece os tipos de maquinários a serem utilizados para os ensaios, bem como a forma de preparar as amostras que farão parte dos ensaios de compactação e caracterização.

Já a norma NBR 9895 é a que indica como deve ser realizada a fixação do molde relacionado aos corpos de prova, como devem ser realizados os cálculos para identificação da massa aparente seca e outras informações relevantes.

Por último, a NBR 7182 é a norma regulamentadora responsável por estabelecer os métodos que serão utilizados para identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, visível no solo compactado.

Essas normas possuem como objetivo padronizar os ensaios e ser capaz de classificar um solo próprio para os seguintes procedimentos da construção civil, Dessa maneira, todas as demais etapas podem acontecer de maneira ainda mais segura e com a garantia dos resultados satisfatórios esperados.

Postagem criada em: 29/10/2021 - 11:02


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.