O índice de umidade na qual o solo muda seu estado

Quando falamos dos ensaios geotécnicos, estamos falando de uma área da engenharia que está ganhando muita atenção atualmente. E, vale destacar, que é uma atenção que merece, já que esses ensaios visam garantir maior segurança durante os processos de construção.

E, focando nos ensaios do Limite de Atterberg, temos o ensaio de limite de liquidez, que visa determinar o nível de umidade na qual o solo transita entre o seu estado líquido e o estado plástico, informação de extrema importância para evitar futuros deslizamentos ou demais problemas ocasionados por mal entendimento da qualidade do solo.

Com o uso de aparelhos específicos, como o Casagrande, é possível determinar o teor de umidade que os bordos inferiores de uma canelura (um centímetro de comprimento) são unidos. De uma maneira simples, esse modelo de ensaio corresponde ao teor de umidade na qual o solo fecha uma ranhura específica sob o impacto de 25 golpes do aparelho supracitado.

São feitas diversas tentativas, com níveis de umidade diversos para analisar com total atenção onde a ranhura se fecha com diferentes números de golpes e fornecer resultados precisos de acordo com a amostra utilizada durante o teste.

Para a maior precisão dos resultados do ensaio, a amostra coletada deve ser previamente secada ao ar e passada na peneira a fim de garantir que os procedimentos acontecerão da melhor maneira possível e não tenha divergências entre as informações.

Por fim, esses ensaios são feitos em laboratório por profissionais altamente capacitados, assegurando a precisão de todos os resultados para que os demais procedimentos no canteiro de obras aconteçam com total segurança.

Postagem criada em: 09/11/2021 - 14:17


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.