O ensaio com o menor custo mas elevada precisão

Quando falamos sobre os ensaios geotécnicos, muitos podem pensar que são ensaios de um custo elevado e, até mesmo, dispensáveis. Contudo, além de serem fundamentais para garantir a segurança das construções a serem feitas, esses ensaios não possuem um custo tão elevado como parece.

Neste cenário, resolvemos apresentar um dos seus ensaios mais em conta e com uma enorme confiabilidade de informações, que é o ensaio PIT, mais conhecido como Ensaio de Integridade de Baixa Deformação, que visa testar o desempenho de uma fundação em estacas que foram moldadas in loco.

Esse ensaio acontece através da aplicação de uma excitação mecânica com um golpe com um martelo de mão aplicado axialmente à estaca para analisar suas propriedades. Esse ensaio é capaz de informar a variação da qualidade do concreto, dano ou falha estrutural, ao longo da profundidade de estacas de fundação e fornecer sua localização.

Além disso, esse ensaio ainda pode determinar e confirmar o comprimento das estacas. Tudo isso por um custo muito acessível e realizado de maneira totalmente correta e adequada, garantindo maior segurança nos processos seguintes das obras e construções.

Mas um detalhe desse teste que deve ser destacado é que ele é funcional apenas para estacas in loco de concreto, já que depende da propagação das ondas para a identificação dos resultados. Apesar das estacas metálicas se adequarem a outros requisitos deste ensaio, a sua pequena área de seção compromete a propagação da onda.

Por fim, esse ensaio ainda pode ser utilizado em mais de 50 estacas por dia, o que garante uma elevada produção e uma obtenção de resultados ainda mais ágil, não comprometendo de maneira prejudicial o andamento das obras.

Postagem criada em: 05/11/2021 - 10:40


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.