Material útil para economizar energia elétrica

laudo de termografia faz parte de uma avaliação preventiva de toda a estrutura elétrica do local. O resultado desse laudo se dá depois de uma inspeção técnica feita pelo termógrafo, equipamento este que,  por sua vez, é o responsável por medir a temperatura de alguns pontos da instalação elétrica através de radiação infravermelha.

Em geral, é uma ferramenta extremamente útil para realização de manutenção preventiva em equipamentos que tenham componentes elétricos, como painéis, subestações, motores, transformadores, etc, além disso, ajuda a evitar incêndios, panes ou interrupções e colabora na economia do consumo de energia elétrica.

O processo é simples, o profissional habilitado para tal serviço faz pequenas “fotografias” do equipamento com um aparelho sensível à radiação infravermelha que recebe o nome de termovisor. Esse aparelho consegue demonstrar, por meio de cores distintas, quais são os pontos que apresentam calor em excesso.

Esse é um tipo de inspeção que qualquer empresa ou indústria deve realizar pois:

  •        Garante a segurança das intalações elétricas;
  •        O laudo termografia identifica e preveni problemas maiores futuros;
  •        O laudo termografia também é realizado por profissional qualificado, o que garante qualidade no serviço prestado;
  •        O serviço é feito seguindo todas as normas de segurança.

Vale ressaltar dois pontos importantes nesse processo: a inspeção termográfica deve ser feita em manutenção preditiva, ou seja, a fim de evitar problemas e não após o problema ter ocorrido. O método deve ser feito por um profissional legalmente habilitado e experiente no assunto. Consulte um profissional para saber maiores detalhes técnicos, com maior segurança.

Postagem criada em: 31/05/2022 - 08:09


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.