Garanta a segurança em sua instalação elétrica

O laudo de instalação elétrica indica se a edificação apresenta os requisitos de segurança necessários para o bom uso.  Dessa maneira, é importante que esse laudo esteja de acordo com as normas brasileiras. Estas normas podem ser NBR ou ABNT. 

A exigência do documento, dessa maneira, é feita por órgãos como prefeituras e Corpo de Bombeiros. Além disso, as seguradoras podem exigir o laudo. 

Ademais, órgãos federais, como a Aneel e Ministério do Trabalho exigem este laudo. Dessa forma, o processo é feito a fim de atestar a segurança dos sistemas da edificação. 

Para elaborar um laudo das instalações elétricas eficiente, o profissional precisa estar com pleno conhecimento técnico em relação as normas e também entender as necessidades do cliente, procurando saber o que ele busca conseguir com o documento técnico laudo elétrico.Assim, o laudo técnico das instalações elétricas precisa obter informações claras e objetivas, de forma que esclareça as dúvidas do cliente quando ele estiver em posse do laudo elétrico. Dessa forma, é essencial direcionar a linguagem técnica para o público-alvo. A linguagem tem que ser técnica, compreensível e deve responder a uma base de formatação. 

Para manter a segurança e proteção de todos, alguns itens precisam obrigatoriamente compor o laudo, são eles:

  •        Laudos técnicos periódicos (relatório técnico de inspeções e o relatório de inspeção termográfica, laudo do sistema de aterramento, entre outros);
  •        Projetos obrigatórios (diagramas unifilares, projeto de SPDA e aterramento, projeto de prevenção e combate à incêndio, procedimentos e instruções técnicas);
  •        Controle documental dos EPIs (equipamentos de proteção individual);
  •        Controle documental dos trabalhadores;
  •        Controle documental dos EPCs (equipamentos de proteção coletiva).

Lembrando que este laudo precisa ser elaborado por um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica, o prontuário NR-10 será necessário para empresas ou indústrias que tenham uma carga instalada superior a 75 kW. Consulte um profissional para saber mais.

Postagem criada em: 31/05/2022 - 08:18


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.