Etapas do tratamento de água:

A água deve ser testada para garantir que atende às diretrizes governamentais em vigor para garantir água potável segura. Atender a esses padrões é crucial para garantir que a água seja devidamente purificada e impacte positivamente a comunidade. A água potável segura é um fator chave da saúde e segurança de uma comunidade. Por isso, conhecer as 5 etapas do tratamento da água é de extrema importância. Confira:

  • Triagem

À medida que a água entra em uma estação de tratamento de água, seja de lagos, rios ou do solo, ela passa por uma peneira. Esta triagem mantém grandes contaminantes naturais fora da água. Estes podem ser qualquer coisa de madeira para peixe. Com os mananciais subterrâneos, não é tão necessário passar pela triagem, pois sua extração do solo atua, por si só, como um processo natural de triagem.

  • Coagulação

Durante a fase de coagulação, os trabalhadores da estação adicionam produtos químicos à água que causam a formação de partículas na água. Os coagulantes mais comuns são o sulfato de alumínio e o sulfato férrico. Eles são adicionados à água em um ponto de alta turbulência. As partículas formadas por esses produtos químicos são pegajosas e chamadas de flocos. O floco atrai partículas de sujeira, eventualmente ficando pesado o suficiente para afundar no fundo do tanque de armazenamento em que reside.

  • Sedimentação

Essas partículas de flocos e sujeira que afundam no fundo do tanque de armazenamento são o que chamamos de sedimentos. O sedimento na água, assim como a água, flui para uma bacia de sedimentação durante este processo. Os tanques de sedimentação são projetados para reduzir a velocidade do fluxo de água para permitir melhor a sedimentação dos sólidos em suspensão. As partículas pesadas de flocos se depositam, novamente, aqui no fundo dessa bacia, e permanecem lá até serem removidas.

  • Filtração

A água que está sendo purificada é então passada por uma camada de cascalho e areia (ocasionalmente também carvão). 

  •  Desinfecção

Neste tanque, cloro e outros produtos químicos usados ??para desinfecção são usados ??para matar quaisquer microorganismos e bactérias na água. Isso ajuda a manter a água limpa até que seja distribuída à comunidade. Isso é feito através de tubos que o levam para residências e empresas. 

Consulte um profissional adequado para tirar todas as suas dúvidas, de forma rápida, eficiente e completa.

Postagem criada em: 03/03/2022 - 11:14


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.