Detalhamento das áreas de risco. Saiba como:

laudo de área classificadas nada mais é do que um procedimento que consiste em classificar as áreas de uma empresa, visando detalhar os lugares que podem ter presença de gases ou vapores inflamáveis a fim de permitir a instalação correta de equipamentos em geral nessas áreas sem que haja o risco de explosões e incêndios.

Um laudo técnico aponta como foram definidas as áreas classificadas, aquelas que apresentam algum tipo de atmosfera explosiva. Ou seja, uma ou mais substâncias em forma de vapor, gás, líquido ou pó que, quando em contato com oxigênio e fontes de ignição (faíscas e altas temperaturas), podem provocar explosões.

Para elaborar o laudo técnico, é necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar para avaliar toda documentação que envolve desenhos de layout mecânico, fichas técnicas de segurança dos produtos utilizados e presentes na indústria, entre outros. Com base nas visitas e na documentação disponibilizada pela indústria contratante, a equipe elabora desenhos detalhados para melhor identificação das zonas e áreas classificadas.

Este laudo pode ser classificado em:

  •        Desenvolver medidas preventivas para minimizar os riscos de incêndio e explosões;
  •        Especificar equipamentos elétricos;
  •        Identificar as Áreas Classificadas e separá-las em classes, grupos e divisões;
  •        Controlar riscos no ambiente de trabalho, uma vez que o laudo irá recomendar medidas de caráter individual ou coletivo para controlar os riscos, entre outros.

A inspeção para a elaboração do laudo técnico é feita por uma empresa especializada em gerenciamento de riscos. Isso porque nela estão reunidos profissionais altamente capacitados e prontos para identificar problemas de qualquer grau de periculosidade. Consulte um profissional para realizar tal serviço de maneira segura.

Postagem criada em: 01/06/2022 - 08:12


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.