Confira o melhor teste para superfícies metálicas

Dividido em seis etapas diferentes, o ensaio de líquidos penetrantes, mais conhecido por ensaio LP, é um dos melhores testes para se identificar possíveis descontinuidades superficiais em peças metálicas e em superfícies metálicas em geral, seja constituída por metais ferrosos e não ferrosos, alumínio ou ligas metálicas.

Sua fácil realização e a economia que proporciona torna esse teste um dos mais aplicados da indústria, afinal, ele pode ser realizado através de diversas ferramentas e apresenta a mesma clareza e precisão de resultados. Ou seja, esse ensaio pode ser aplicado com pincel, pistola, aerossol ou por imersão das peças em tanque, se adequando de acordo com a sua necessidade.

Suas etapas são: preparação e limpeza da superfície; aplicação do líquido penetrante; remoção do excesso de líquido penetrante; revelação; inspeção; e finalmente a limpeza. Cada etapa é fundamental para que as descontinuidades possam ser reveladas e, assim, controladas.

Vale destacar que a última etapa, a limpeza final do produto, é de suma importância para a remoção de todos os resíduos de ensaio e não pode ser ignorada, já que o acúmulo desses resíduos podem implicar diretamente no funcionamento das peças e comprometer a sua vida útil.

Esse ensaio pode ser aplicado em qualquer tipo de peça e atende qualquer demanda industrial porque é um método rápido e que não causa grandes transtornos. Além disso, é altamente eficiente e proporciona uma margem de vantagem econômica notável.

Por fim, para que você obtenha bons resultados, é importante contar com uma empresa especializada nesse modelo de teste, dessa maneira você poderá assegurar uma boa inspeção em toda a sua linha de produção sem maiores dores de cabeça.

Postagem criada em: 05/11/2021 - 09:28


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.