Como saber a medida da vazão do solo?

Saber o nível de permeabilidade do terreno a ser trabalhado é fundamental em diversas etapas da engenharia civil e, até mesmo, é capaz de ajudar a solucionar alguns problemas simples. Essa informação é necessária, por exemplo, para as etapas de drenagem e rebaixamento do nível d’água.

Outros exemplos que podemos dar sobre onde saber o nível de permeabilidade do terreno é importante são em saneamentos e, também, para saber o recalque esperado das fundações. Portanto, é uma informação de extrema relevância.

E, em vista dessa sua grande importância, uma das maneiras mais práticas de descobrir o coeficiente de permeabilidade do terreno é através do ensaio de permeabilidade do solo, um ensaio que consiste na medida de vazão do terreno, sendo representada pelo volume de água absorvido ou retirado.

Este ensaio pode ser feito de duas maneiras: in situ e em laboratório. O in situ é realizado por meio de perfurações de sondagens para medir o volume de água que foi absorvido ou, também, retirado do solo do terreno em questão durante certo período de tempo em função da aplicação de diferenciais de pressão induzidas por colunas de água.

De maneira simples e geral, esse ensaio consiste na cravação do tubo de revestimento de sondagem no terreno até a profundidade em que se deseja conhecer a permeabilidade. É importante destacar que a carga hidráulica é sempre considerada nula antes do ensaio.

Por fim, este ensaio deve ser realizado somente por profissionais técnicos habilitados sob supervisão de um engenheiro ou projetista, já que deve ser feito seguindo estritamente as normas internacionais para a clareza de informação.

Postagem criada em: 04/11/2021 - 13:20


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.