Como saber a capacidade de infiltração do solo?

Os diferentes tipos de solo de possuímos são determinantes em algumas etapas da construção civil e, por isso, um dos testes geotécnicos mais realizados no segmento da engenharia civil é o ensaio de percolação do solo, o teste que visa determinar a capacidade de infiltração e absorção do solo.

Esse teste é voltado para a identificação da capacidade de percolação da zona superficial do solo, no qual os poros se encontram cheios de ar. É utilizado para que seja feio o dimensionamento de sumidouros e valas de infiltração, que, de modo simples e geral, é um sistema de escoamento feito por uma caixa ou um cilindro sem fundo e um sistema de escoamento composto por tubos respectivamente.

Os sumidouros e as valas de infiltração são quem recebe os efluentes diretamente das fossas sépticas e permitem a sua infiltração do solo, a utilização de um ou de outro vai depender, além dos recursos disponíveis, da capacidade de absorção do solo, daí a necessidade desse teste de percolação.

Além disso, a norma NBR 13.969/97 regulamenta que todos os terrenos passem por este teste antes da instalação dos sumidouros e das valas de infiltração. E outro ponto importante desse ensaio que podemos citar é que é fortemente recomendado em terrenos onde o lençol freático é próximo à superfície.

Por fim, é fundamental que esse teste seja realizado através de uma equipe formada por profissionais técnicos habilitados com uma grande experiência sob a supervisão de um representante técnico, como um engenheiro ou projetista, para que os resultados tenham grande precisão.

Postagem criada em: 03/11/2021 - 14:46


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.