Como saber a capacidade de carga das estacas?

Quando falamos de um teste para descobrir a capacidade de carga que as estacas possuem, certamente estamos falando do ensaio de prova de Carga Estática, mais conhecido como ensaio PCE, o ensaio onde é possível determinar a capacidade das fundações profundas.

Com esse ensaio ainda é possível prever o comportamento da capacidade de carga e recalques em fundações por isso é amplamente aplicado. De modo simples e geral, esse ensaio consiste na aplicação de esforços estáticos crescentes na estaca a fim de registrar os deslocamentos da estaca em questão.

E, assim, neste teste, o elemento da fundação é solicitado por um ou mais macacos hidráulicos para que se estabeleça um sistema de reação mais estável. Neste cenário, o uso de algumas ancoragens e vigas metálicas pode ser observado com grande facilidade.

Essa prova de carga é um ensaio de suma importância e é destacado em diversas normas regulamentadoras vigentes nacionais, como a NBR-6122 de 2010, por exemplo. Além disso, é fortemente recomendado que qualquer obra com mais de cem estacas promova, ao menos, uma prova de carga.

Um dos pontos mais interessantes desse modelo de ensaio é que ele é mais confiável que os modelos de ensaio dinâmico, por exemplo, garantindo resultados ainda mais precisos e maior confiabilidade das informações relacionadas à capacidade de carga e, também, deformações do solo.

Por fim, essa prova pode acontecer por meio de um ensaio lento (SML), onde há um tempo  mínimo de 12 horas entre a estabilização do recalque e o início do descarregamento, ou até a sua ruptura, ou por meio de um ensaio rápido (QML), onde o descarregamento é feito em quatro estágios de cinco minutos cada.

Postagem criada em: 05/11/2021 - 10:01


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.