Como é possível saber a qualidade do solo?

Saber a qualidade do solo e as suas propriedades mecânicas é de suma importância na Engenharia Civil, afinal, fatores como o seu teor de umidade e o seu grau de compactação podem comprometer as demais etapas de construção de uma edificação, por exemplo. E, para saber a qualidade do solo, é fundamental investir em um bom ensaio de solo.

Claro, há diferentes tipos de ensaios para analisar as propriedades do solo, então resolvemos apresentar os principais tipos de ensaio para que você entenda melhor como é possível analisar as qualidades e o estado de cada terreno.

Começando pelos Limites de Atterberg, esses ensaios são divididos em dois testes diferentes: o Limite de Plasticidade (LP) e o Limite de Liquidez (LL) com o objetivo de identificar os limites de consistência. Quando esse ensaio é aplicado em solos finos ou coesivos, a consistência está relacionada à quantidade de água presente no solo.

Há também o ensaio de granulometria, que visa definir em porcentagem o tamanho dos grãos através de peneiras de diferentes tamanhos e aberturas que permitem realizar uma curva granulométrica. Esse tipo de ensaio é utilizado para que seja identificado o tipo de terreno dentro dos sistemas de classificação adotados na Engenharia de solos.

Para finalizar, há o ensaio de suporte califórnia, mais conhecido como ensaio CBR, que é responsável por comparar a resistência do solo com a atuação de uma brita padrão, analisando se o solo apresenta as características necessárias para as futuras obras, e o ensaio de compactação, onde é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico do solo seco quando compactado.

Postagem criada em: 04/11/2021 - 14:34


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.