Como detectar falhas na concretagem das estacas?

Ser capaz de identificar possíveis falhas nas estacas é de suma importância para algumas etapas da construção civil, sendo necessário a realização de alguns testes com a missão de encontrar defeitos de grande magnitude, ou seja, que comprometam mais de 20% da seção ou as propriedades de resistência do material.

E, neste cenário, um dos testes mais realizados é o ensaio de integridade PIT, também conhecido como ensaio de integridade de baixa deformação, um teste baseado na aplicação de uma excitação mecânica no topo da estaca, no caso um golpe com um martelo de mão aplicado axialmente à estaca.

De modo simples e geral, esse ensaio tem como principal objetivo definir a variação da qualidade do concreto, dano ou falha estrutural, ao longo da profundidade de estacas de fundação e fornecer sua localização, bem como determinar e confirmar o comprimento das estacas.

Assim, é de suma importância que esse ensaio seja realizado por engenheiros capacitados e com grande experiência para garantir a precisão nos resultados, já que até mesmo a forma na qual a estaca é atingida pelo martelo de mão e a angulação do golpe podem interferir nos resultados.

Para que esse ensaio possa acontecer com maior tranquilidade, é importante que se tenha uma área de seção para a estaca que permita o posicionamento do sensor, a aplicação dos golpes e, também, a propagação das ondas, que é quem permite a identificação das possíveis falhas.

Por fim, vale destacar que esse tipo de ensaio não possui uma boa aplicabilidade em estacas metálicas, já que apesar de ser possível posicionar os sensores e aplicar os golpes, a área restrita de seção implica na dissipação da onda, o que dificulta a compreensão dos resultados.

Postagem criada em: 03/11/2021 - 13:08


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.