Como comparar a resistência do solo?

No ramo da engenharia e construção civil, ter a certeza de que o solo irá aguentar a pressão exercida pelos maquinários para a construção de pavimentos em estradas e rodovias é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto. Afinal, o objetivo dessas pavimentações é possibilitar uma melhor condição de vida e locomoção para as pessoas e não as colocar em perigo.

Sendo assim, um dos ensaios mais importantes neste processo é o CBR, sigla em inglês para California Bearing Ratio e mais comumente conhecido como Índice de Suporte Califórnia (ISC). É este ensaio o responsável por comparar a resistência do solo com a atuação de uma brita padrão, analisando se o solo apresenta as características necessárias para as futuras obras.

De modo simples e geral, este método de ensaio consiste em avaliar o comportamento do solo, isto é, suas propriedades mecânicas, em relação ao funcionamento de uma brita comum. Acontece por meio da penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, fazendo a comparação.

Os resultados são sempre apresentados de maneira percentual, para exemplificar podemos dizer que quando um valor do Índice de Suporte Califórnia é 20%, significa que a resistência de penetração daquele solo testado é de 20% do valor de uma brita padrão.

Por fim, é um ensaio de suma importância para que os seguintes processos no local aconteçam com máxima plenitude e agilidade. Fazendo uso dos maquinários ideais para o nível de resistência do solo, não somente é garantido condições de trabalho mais adequadas para os operadores como, também, há resultados mais rápidos e com melhor acabamento.

Postagem criada em: 29/10/2021 - 09:15


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.